Certo, sei que estou devendo atualizações mais frequentes no Abismo, mas é por uma boa causa. Estive trabalhando duro para tirar o atraso de outros projetos que conhecerão em breve.
Enquanto isso, vou cometer mais um ctrl + C, ctrl + V. Boas dicas para iniciantes escritas por Ricardo S. Tayra.
5 Dicas para escrever um Roteiro de Quadrinhos
1) Escreva
Escreva muito. Pare de falar a respeito de escrever e escreva. Escreva tudo o que der na telha na hora. Pode não vir a fazer sentido algum no final, mas faz parte do processo de criação.
Não tem desculpa: você pode pegar uma folha simples de papel e desandar a escrever. Mas para quem tem acesso a computador, mais fácil ainda: vá jogando tudo num arquivo. Na hora de produzir o roteiro pra valer mesmo, você pode salvar o tal arquivo com outro nome: é mais fácil cortar, reescrever, reorganizar, editar, enfim… Mas isso só é possível se já tiver algo escrito.
2) Organize as idéias
Muitas delas são bacanas, mas não funcionam numa história só (vale a pena guardar para outras). Pense que as coisas têm que fazer sentido – ações têm conseqüências, como na vida real, e espera-se que exista começo, meio e fim. Mesmo que a HQ seja contada fora de ordem cronológica. Ora, você não aprendeu nada mesmo quando estudou dissertação na escola?
Vale apelar para as perguntas básicas dos jornalistas: Quem? O quê? Como? Por quê? Quando? Onde? Enquanto você elabora respostas para essas perguntas, vai delineando a história na sua cabeça (e no papel).
3) Não escreva para si mesmo
Esta dica vale especialmente quando o roteiro será desenhado por outra pessoa (embora acredite que valha mesmo quando se desenha uma história própria, para não ter que confiar na memória).
Um roteiro é uma ferramenta de trabalho. Você deve expor de maneira clara, o mais objetivamente possível, o que pretende que seja desenhado. O desenhista será seu primeiro leitor. Se não conseguir capturar o interesse dele, quem dirá dos demais? Ele ainda terá uma série de decisões a tomar para desenhar (acompanhe um profissional decidindo sobre o que colocar numa página e verá como funciona), então não seja preguiçoso e dê um mínimo de detalhe sobre as cenas: se não, ele terá que “adivinhar” o que passou por sua cabeça.
E escreva corretamente em língua portuguesa, por favor: escrever bem só se aprende com bastante prática e boa leitura. Um roteiro com erros crassos de português perde total credibilidade e o interesse do leitor.
4) Não fale sobre uma ação: mostre-a.
Você pode ser desenhista ou não, mas é importante pensar que o que você está escrevendo vai virar imagens. Ao invés de colocar uma caixa de narração explicando que um personagem é malvado, crie uma situação na qual ele possa demonstrar sua malvadeza. Uma imagem não vale mais que mil palavras?
Quanto mais importante a ação, mais detalhes você tem que incluir no roteiro, que servirá como orientação para o desenhista. Se uma expressão de um personagem é importante, num determinado momento, peça um close (isso, como em linguagem cinematográfica). Se o importante é mostrar onde ele está, marque um plano geral do local.
Vale lembrar que, num roteiro, você identifica o texto que deve entrar no quadrinho (nos balões, ou nos quadros de narração). Este texto sempre deve ser complementar à ação. Na maioria das vezes será ridículo você colocar um quadro com a narração “Ele desferiu um soco no queixo do adversário” enquanto o que se vê é um sujeito dando um soco no queixo de outro.
5) O tempo dos quadrinhos é um caso à parte
O tempo nos quadrinhos é determinado por fatores como o tamanho e detalhamento de um desenho e pelo espaço de requadro (o intervalo entre um quadrinho e outro).
Você pode narrar ações simultâneas intercalando quadros. Você pode colocar num quadro ou numa seqüência de quadros, um desenho que mostre o tempo daquela ação (como uma seqüência que mostra um sujeito em sua cama do ato de dormir até o de acordar, enquanto no fundo do quadro vemos uma janela mostrando o sol que vai raiando).
E existe também o tempo de leitura: um quadro de página inteira pode ser lido rapidamente ou não, dependendo do tamanho do desenho e dos detalhes contidos nele. É uma opção que se faz. Mas lembre-se: por mais que o roteirista e desenhista se esforcem para colocar “amarras” no tempo da HQ, o leitor ainda vai querer determinar seu próprio tempo de leitura e pode até subverter a ordem de leitura, pulando páginas (é a parte mais interativa do negócio). Um bom roteiro ajuda o leitor a mergulhar na história como ela foi concebida.
Para mais informações, textos e guias sobre roteiros de quadrinhos, personagens, ambientação e muito mais, acesse www.quadrinize.com
Bruno
Abr 23, 2011 @ 15:39:50
Muito bom… gostei muito do texto… muito útil!
Legal mesmo!
André Lauto Almeida
Jul 21, 2011 @ 04:16:12
Excelentes dicas, obrigado
Abismo Infinito
Jul 22, 2011 @ 01:38:21
Tamos aí!
Juan
Dez 27, 2011 @ 00:23:16
Modestia parte sou foda na criação, diria até que um genio pra essa epoca, porem não desenho tão bem. Estou a procura de um desenhista.
Enteressados entre em contato: Sou do RJ
juan_o_sp@hotmail.com
Abismo Infinito
Jan 16, 2012 @ 15:59:02
Amigo, quantos genios você conhece que falam frases como essa?
Rogério
Abr 06, 2012 @ 10:39:10
ENTERESSADOS???
Célio maia Kouri
Maio 31, 2012 @ 23:50:24
Gostei, as dicas levaram-me a maior envolvimento no assunto. Irei adiante.
Grato. Célio Khouri
dariusvini
Nov 20, 2012 @ 13:27:14
Bem, to começando a fazer o meu roteiro mangá. não sei desenhar muito bem, mas vou praticar, e achar alguem pra me ajudar!
Gostei muito desse texto, me ajudou bastante, vou escrever muito a partir de agora.
rafael!!^^
Jan 02, 2013 @ 02:42:32
Gostei das dicas!!agora que sei desenhar tenho que pensar melhor na história!!valeu pela dicas!!!me procura no facebook :rafael.vasconcelos01@hotmail.com(lá tem bastante desenhos)
wesley santana
Abr 04, 2013 @ 11:46:00
que legal rafael,faca como eu que criei uma serie manga de nome the hunters adventure que narra as aventuras de tom e seus jovens do grupo the hanters adventure ,o primeiro capitulo comeca com tom e seu irmao gemeo tom que estao treinando com sabio leao para deter os autogores(os viloes sangrentos e perversos da historia o pior e jeneral quiler que esconde um segredo de seu passado,e seu lider e maligno poderoso ),ok ainda nao falei dos melhores personagens…
wesley santana
Abr 04, 2013 @ 11:50:19
que legal rafael,faca como eu que criei uma serie manga de nome the hunters adventure que narra as aventuras de tom e seus jovens do grupo the hanters adventure ,o primeiro capitulo comeca com tom e seu irmao gemeo tom que estao treinando com sabio leao para deter os autogores(os viloes sangrentos e perversos da historia o pior e jeneral quiler que esconde um segredo de seu passado,e seu lider e maligno poderoso,ok ainda nao falei dos melhores personagens…)e tom e tim tem uma batalha em que os prende…
lucy
Jul 18, 2013 @ 21:14:51
obrigado vai ajudar muito no meu anime
CamiilaSoaresMem
Set 01, 2013 @ 17:12:06
Eu desenhos bem mas as ideias nao fluem nao consigo imaginar uma boa história alguem manda uma uma dica …e a explicaçao fikou muito boa ajudou bastante