A Infinitum Libris, que recentemente publicou em ebook uma nova edição de Esfinge, obra de ficção científica e horror escrita em 1906 por Coelho Neto, realizará junto a UERJ o evento “Duas Horas com Coelho Neto: O Escritor Maldito”. E eu serei um dos “palestrantes”.

Será uma mesa redonda sobre a vida e a obra do escritor que é considerado “o maior injustiçado da literatura brasieira” e também sobre a nova edição de Esfinge, posfaciada pelo jornalista e escritor Roberto Causo, que a considera a principal obra de ficção científica de nosso país.

Coelho Neto foi o autor mais lido de sua época, sendo apelidado de “Príncipe dos prosadores brasileiros”. Prolífico, deixou 112 obras, dentre as quais romances, contos, crônicas, peças de teatro e roteiro de cinema. Aventurou-se por diversos gêneros e escolas literárias como o naturalismo, impressionismo, regionalismo, realismo e simbolismo.

Apesar de sua grande importância e contribuição para a literatura brasileira, foi injustamente esquecido e relegado após o surgimento do movimento modernista.

Escreveu sob diversos pseudônimos, participou ativamente da campanha abolicionista e republicada e fundou a cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, instituição da qual foi presidente em 1926. Deu o título de Cidade Maravilhosa ao Rio de Janeiro e escreveu o roteiro de um filme com o mesmo nome.

O evento será dia 27/05 das 16:00 às 18:00h no no mini-auditório da FFP UERJ de São Gonçalo (R. Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ), e terá os seguintes temas:

  • Modernidade e desilusão no romance Miragem (Renata Ferreira Vieira, UERJ)
  • O apagamento de Coelho Neto (Leonardo Mendes, UERJ)
  • Uma leitura sobre Esfinge (Willian Marinho Gonçalves, UERJ)
  • Reedição de Esfinge (Daniel Cavalcante, Infinitum Libris).

A iniciativa faz parte do esforço de resgatar importantes porém esquecidos nomes e obras da nossa literatura, afim de derrubar certos estigmas e aprender com os acertos e erros do passado.

Também haverá exemplares do livro para aquisição no local.

cartaz do evento