Estão rolando algumas oficinas de quadrinhos gratuítas no Festival de Inverno do SESC-Região Serrana. Já aconteceram os dois primeiros, em Petropolis e Teresopolis. Agora vem o de Nova Friburgo.

Av. Presidente Costa e Silva, 231
tel. 22 2543-5000
31 julho e 1 agosto, das 18 ás 21horas.

As oficinas são:

Roteiro para Histórias em Quadrinhos – Oficina de Técnicas de Roteiro (com Hamilton Kabuna)

Essa oficina aborda técnicas básicas para elaboração de roteiros para histórias em quadrinhos, pontuando conceitos como arquétipos de personagens; ressaltando as particularidades do roteiro descritivo; a importância do drama como ferramenta narrativa; a estrutura básica comum a todas as histórias; instruir os participantes a desenvolver um roteiro simples.

Traço em Quadrinhos – Oficina de Quadrinização (com Denis Mello)

Aborda a essência sobre produção, desenho e publicação, servindo tanto para quadrinhos independentes e autorais quanto para o mercado estrangeiro. O objetivo é proporcionar ao aluno ferramentas para a produção de histórias simples, a partir da leitura de um roteiro próprio ou de outros. A prática incluirá explicações sobre anatomia, perspectiva e técnicas para agilizar a produção, fora dicas sobre o mercado em geral.

Humor em Quadrinhos – Oficina de Criação de Tirinhas (com Diego Novaes)

A acidez dos chargistas, cartunistas e caricaturistas brasileiros é parte importante da produção de quadrinhos nacionais. A oficina visa apresentar a tirinha de humor como uma das principais formas de criação de quadrinhos no Brasil e no mundo, desenvolvendo os conceitos básicos de sua linguagem plástica e textual através da do uso do humor na interdependência imagem-texto.

Faixa etária: a partir dos 12

E temos uma oficina destinada para crianças:

Oficina Neil Gaiman para crianças: Coraline x Os Lobos dentro das Paredes. (com Gabi das Flores)

Um dos mais importantes e versáteis autores da atualidade, Neil Gaiman possui um talento multifacetado que se expressa de maneira inconfundível também nas suas obras dedicadas às crianças. Coraline e Os Lobos Dentro das Paredes são histórias emocionantes que aliam mistério e fantasia. O público terá a oportunidade de conhecer e apreciar o mundo lúdico desta obra do consagrado autor, através de leituras e atividades práticas, com criações e experimentações de técnicas e materiais, como o paper toy.

Faixa etária: 8 anos

Estarei por lá. Quem for e quiser trocar idéias, deixa um recado ali embaixo. Ali, ó!