Artigo de Nilton Simas (estúdio Magyluzia)

O Aquecimento Anime Family 2010, o maior evento de animação japonesa do RJ, aconteceu no último fim de semana, dias 03 e 04 de julho de 2010. Foi a primeira experiência em que tivemos acesso a uma sala dedicada aos fanzines no Rio de Janeiro. E o resultado não poderia ter sido melhor.

Como parte da proposta do Zine Expo, parceria que reune os fanzineiros do Rio de Janeiro, nosso objetivo sempre foi fazer a participação dos quadrinhos independentes dentro dos eventos uma atração significativa para o público, e desta vez, com uma melhor estrutura, isso foi possível. Criamos uma sala temática decorada, toda dedicada aos quadrinhos independentes, com áreas destinadas aos fanzineiros participantes, uma biblioteca com quadrinhos independentes novos e antigos, disponíveis para leitura gratuíta, um concurso de fanarts e sorteio de brindes. Graças ao apoio da organização, tivemos uma boa divulgação da nossa presença dentro do evento, no site do Anime Family, mesmo com alguns problemas com a sinalização, e várias pessoas foram ao evento procurando pelo Zine Expo. E não deu outra, tivemos uma gande participação nos dois dias do evento, mesmo que no sábado o evento em si não estivesse tão cheio. Em compensação, no domingo o Colégio Marista ficou pequeno, com tanta gente participando. E essa participação tambem refletiu nas boas vendas para todos os fanzineiros, e também em novos convites para participarmos com o projeto Zine Expo em outros eventos.

Como parte da programação, convidamos a equipe da revista Quadrinize, para apresentar palestras na sala do Zine Expo. O projeto da Quadrinize propõe uma reflexão mais apurada sobre a criação de uma história e oferecer ferramentas para o autor aprimorar seu talento, um guia para quem deseja aprender a contar suas histórias, seja de forma independente ou buscando a profissionalização. Muitas pessoas que estão começando a desenvolver seus projetos carecem de um apoio, e a Quadrinize veio exatamente para preencher esta lacuna.

Não por acaso, várias vezes ao longo desses anos fomos procurados por pessoas querendo produzir suas próprias histórias, e sem uma direção clara a seguir. Sabíamos que havia um público interessado em aprender, e por isso mesmo, as palestras foram um grande sucesso, a ponto de termos falta de cadeiras na sala para todos, tal foi a quantidade de participantes. Foi uma grande experiência, que motivaram grandes debates em torno do conceito de criação, produção e divulgação de um trabalho em quadrinhos. Tão bom que deixou um gostinho de “quero mais”, e esperamos repetir a experiência nas futuras participações dentro do Anime Family. Se você também tem interesse em criar seus projetos mas infelizmente não pode participar, não deixe de conferir o site da Quadrinize –http://www.quadrinize.com/ – lá já estão disponíveis alguns dos textos referentes ao que foi apresentado nas palestras, e também como adquirir a revista Quadrinize, que estava disponível na sala e reúne várias matérias sobre o tema com uma abordagem fantástica, um guia imperdível pra quem está começando.

Finalizando, mesmo com todos os desafios de uma primeira vez, nossa participação no AF foi um grande sucesso, conseguimos atingir o objetivo proposto, e com certeza nossa sala não só foi uma atração significativa para o evento, como nossa iniciativa colaborou positivamente para o cenário do quadrinho independente aqui no Rio, seja pelo espaço, pela divulgação e pelo apoio aos que desejam começar. Ah, e um agradecimento ao Jiraya, organizador do evento, que mais uma vez acreditou na nossa capacidade e tornou isso tudo possível.

E esse foi só o aquecimento! Nos vemos no AF2010 ainda esse ano!