Robert McKee

“As histórias são uma metáfora para a vida”

(Robert Mckee)

Robert Mckee é um nome que está diretamente associado ao sonho de muitos roteiristas de cinema: premiações e sucesso de crítica e bilheteria. Professor de narrativa criativa e autor do best seller Story, Mckee viaja ao redor do mundo realizando seminários de roteiro. Ele é o maior e o mais respeitável especialista na área, sendo uma referência para qualquer estudante de cinema.

Nascido em 1941, na cidade de Detroit, iniciou a carreira de ator de teatro aos 9 anos. Atuou em mais trinta produções enquanto tambem estudava escrita criativa com o também respeitável Kenneth Rowe. Fez sucesso na Broadway e se tornou diretor de teatro para depois transferir sua carreira para o cinema. Depois de dirigir alguns filmes vencedores de premiações, começou a escrever e vender roteiros.

Mas foi quando aderiu ao corpo docente da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, em 1983, que iniciou o seminário Story, fazendo uma grande platéia no mundo inteiro.

Entre seus alunos figuram nomes como Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante), Peter Jackson (Senhor dos Aneis), além dos escritores de Wall-E, Shrek, Piratas do Caribe, Arquivo X, Seinfield, Friends, Grey’s Anatomy, Procurando Nemo, O Show de Truman, Forrest Gump e Os Simpsons.

Seu livro, Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros, publicado em 1997, é referência obrigatória para qualquer roteirista, seja principiante ou experiente.

E, claro, não podia deixar de frisar que Story é também recomendado para roteiristas de quadrinhos também. Nem tudo que é regra para o cinema deve ser visto da mesma forma para as HQs, que precisam se libertar de muitas restrições a que foram submetidas pelos roteiristas que gostam de escrever quadrinhos cinematograficamente. Mas como diz o próprio Mckee em uma entrevista e também em seu livro, fazendo eco à voz de Joseph Campbell (autor de O Herói de Mil Faces): “todas as histórias em qualquer cultura se tratam da mesma coisa: começa com a vida de um ser humano que se desequilibra, o nosso protagonista luta para restaurar esse equilíbrio e encontra forças em sentido contrário”

“Principal obra sobre o assunto publicada nos últimos 20 anos, Robert Mckee foge da mesmice dos manuais de roteiro por tentar abranger toda forma de narrativa audiovisual e não somente o modelo consagrado Hollywoodiano. Escrito de forma simples e concisa, de fácil entendimento, é uma obra iluminadora, mesmo para os roteiristas mais experientes.

Story - Robert McKee

Diferente de outros livros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras.
Começando com definições básicas – o que é um beat? Uma cena? Uma seqüência? O clímax de ato? O clímax do filme?

McKee não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas desmistifica estruturas incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterização “. (leia o texto completo sobre o livro Story de Robert Mckee)

Site Oficial