A melhor forma de aprender a desenhar figuras humanas convincentes, é pelo estudo realista da anatomia. Não que seja obrigatório, mas é como costumo dizer: a caricaturização é uma desconstrução consciente da realidade. Ou seja, quanto maior o seu conhecimento sobre anatomia realista, melhor será a representação da forma humana no papel, ainda que simplificada. A realidade ainda é a melhor referência para qualquer artista, de qualquer estilo ou gênero.

Dito isto, aqui estão alguns livros que lhe servirão como ótima referência. Mas dê preferência ao material impresso. Revistas de esportes e exercícios físicos são uma boa opção. Para desenhistas de quadrinhos (comics ou mangá), são de grande importância. Isto tornará seu estudo mais trabalhoso e meticuloso; mas acredite, os resultados irão surpreendê-lo.

Caso você nunca tenha feito um estudo semelhante, apenas como teste, faça uma ilustração de um personagem com bastante movimento corporal antes de iniciar estes estudos. Depois de duas semanas de estudo realista (estude todos os dias, né folgado?), refaça o mesmo desenho. A diferença será nítida. Incentivo vocês a postar aqui, nos comentários, as duas ilustrações para servir de exemplo aos futuros visitantes :)

Anatomy for Fantasy Artists

Este livro traz uma ótima seleção de ilustrações e fotos de referencias de poses e roupas para histórias de fantasia, com noções de esqueleto e músculos humanos, expressões faciais, linguagem corporal e roupas.

Anatomy Resource References for Artists

Voltado para artistas de 3D, também é muito útil para ilustradores e quadrinhistas em geral, pois é uma coleção de referências;  são mais de 600 páginas com fotos e imagens da estrutura do corpo humano, músculos e os mais variados movimentos.

The Artist & Complete Guide To Facial Expressions

Quase 300 páginas explorando as expressões faciais realistas. Precisa dizer mais? :)

Drawing And Anatomy Human Body

Fantástico guia de movimento do corpo humano. Indispensável.

Anatomy For Artists – Vol 1

Um guia básico dos detalhes dos ossos e musculatura humana.

Agora não tem mais desculpas para aqueles desenhos tortos e sem movimento. Treine. Mas treine MESMO. Afinal, se algo vale a pena ser feito, vale a pena ser BEM feito.

Baixe também programas de anatomia em 3D.