Escrever histórias que demoram a decolar é muito comum entre os roteiristas iniciantes – e até entre os mais experientes. Existem inúmeros fanzines em que os autores gastam todo o primeiro capítulo com o que chamam de “apresentação de personagens“. As vezes, até dois, três capítulos se passam, e nada de história. E quando pergunto onde está a trama, a resposta é quase sempre a mesma: “Calma, isso foi só o começo. Agora é que a história começa mesmo!”
Isso é uma má condução de cenas. É muito importante que o leitor saiba sobre o que se trata a história logo no início, no máximo até a metade do primeiro capítulo. Claro que as primeiras páginas normalmente mostram os personagens em seu cotidiano, mostram onde a história é ambientada, situa o leitor. Os que aprenderam a dividir o roteiro no esquema de três ou cinco atos sabem que o primeiro ato é dedicado a isso. Mas se for APENAS isso, não tem valor algum e se torna obsoleto.
Sim, o leitor precisa ser situado na história e entender quem são os personagens. Mas ninguém quer saber de uma cena onde nada significante aconteça. É chato, tedioso e sem propósito.
O objetivo de uma história é mostrar o drama humano, seja em forma de comédia, ação, terror, aventura ou romance. Por drama, entende-se dilemas e conflitos. Uma história sem essas duas coisas não tem razão de existir.
Imagine um protaginista que consegue tudo o que quer sem obstáculos e nunca precisa fazer uma difícil escolha entre duas coisas ao seu alcançe. Que tipo de história seria essa? É exatamente a história que escrevem em muitos primeiros atos por aí.
Não importa se depois a história melhora e os dramas aparecem. A essa altura, você provavelmente já perdeu o interesse do leitor e ele já escolheu outra coisa para ler – ainda mais se tratando de zines.
Então, comofas?
1-Durante toda o primeiro ato, ou “cenas de apresentação”, é necessário incluir em TODAS as cenas um objetivo para o personagem e pequenos conflitos, coisas que o impedem de atingir esses objetivos. Se em sua cena não há, reescreva ou delete.
2-Após o que você considera suficiente para apresentação, inclua o quanto antes o ponto de virada e suas consequencias, ainda no primeiro capítulo, para sabermos do que a história vai tratar durante todas as próximas cenas. O leitor precisa saber disso, precisa de uma garantia de que está lendo algo que ele vai gostar do iníco ao fim.
Ex de um péssimo começo de história: Fulano acorda, se arruma para ir à escola, toma o café da manhã, se despede de seus pais. Pega o ônibus, desce em frente ao colégio, entra pelo portão. Cumprimenta seus amigos, entra na sala de aula, senta-se em seu lugar, o primeiro da fila. Então entra o professor e o cumprimenta.
Se divertiu lendo isso? Ou não via a hora de acontecer alguma coisa interessante ou acabar logo? De que se trata a história? O que a faz valer a pena?
Agora que tal isto: Fulano acorda já atrasado para a aula. Se arruma, mas não consegue encontrar nenhum par de meias limpas em meio à bagunça. Usa meias de pares diferentes ou vai sem? Escolhe usar meias diferentes. Corre para tomar o café da manhã, mas sua mãe já o aguarda para dar uma bola bronca por ter sido acordada às quatro da manhã com a voz dele no TeamSpeak liderando seu clã de WoW. Ele adora sua mãe, mas nessas horas ele se irrita e grita com ela. Perde a fome e sai nervoso. Perde o ônibus, mas por sorte uma colega, por quem ele é apaixonado, passa de bicicleta e dá carona. Ambos chegam atrasados e ficam do lado de fora. Resolvem pular o muro, são pegos e ganham suspensão.
Sempre o personagem quer alguma coisa, mesmo que seja beber água, e sempre aparece um obstáculo.
Isso pode ser um monte de clichê, mas há dois pontos a favor de usar essa sequencia. A primeira, e mais óbvia, é que ela é infinitamente mais interessante que a anterior. E a segunda é que isso retrata a vida da maioria dos estudantes. E isso é o mais importante de uma história, retratar a vida como ela é, como diria Nelson Rodrigues. Com isso os leitores se identificam com os personagens e esse é o segredo para que eles amem sua história.
Claro, essa foi uma opção humorística. Você pode trocar por conflitos dramáticos, de ação, qualquer coisa de acordo com o gênero da história.
Novamente, se você realmente quer páginas de apresentação, você precisa definir bem o primeiro grande conflito, ou a primeira virada de ato, que é o que vai acabar com a vida normal do protagonista e inseri-lo na aventura. De preferencia, essa virada deve acontecer ainda no primeiro capítulo, com tempo de mostrar as consequencias dela.
Ex: Depois pegar suspensão do colégio, os dois amigos saem e decidem não levar a carta do diretor a seus pais. Vão até o fliperama (é, na minha época de estudante isso ainda existia, me deixe ser saudosista) e gastam todo o dinheiro do lanche em fichas sem saber que estão sendo observados por uma figura que aparece nas sombras. Após perderem a última ficha, o protagonista se revolta, deixando somar toda a sua fúria de um dia inteiro de fracasso e destroi a máquina de fliper com tanta raiva que assusta a todos. A sombra que o observava se manifesta a todos e entra na cabeça do protagonista, transformando-o no terrível Fúria. Furioso, ele sai destruindo tudo, mas quando sua amiga lhe implora para parar e o abraça, ele se tranquiliza e volta ao normal.
Percebem como usei todas as cenas anteriores da apresentação de personagem para culminar todos os problemas do dia-a-dia dele em um momento crucial que mudou sua vida para sempre? Isso é ótimo para o leitor, pois é uma recompensa pelas páginas de introdução. Notem também como antecipei o ponto de virada mostrando a sombra seguindo o protagonista. Ainda que houvesse mais uma ou duas cenas de blablabla, o leitor já podia perceber que havia algo errado, algo estava prestes a acontecer, isso faz crescer a expectativa.
Também incluí uma consequencia para a virada. Ele sai quebrando tudo e sua amiga, por quem ele é secretamente apaixonado, o faz voltar ao normal. Isso não é o fim da história, é o fim do ato. O Fulano ainda tem o Fúria dentro de sua mente, e ele irá retornar. É uma boa forma de terminar o primeiro capítulo.
Há outras opções menos convencionais. Você pode colocar a virada bem mais cedo. Nesse caso, a própria virada pode ser usada para quebrar a calmaria e falta de conflitos: Fulano acorda na hora de ir à escola. Ele é um nerd e a perfeição faz parte de sua vida. Se arruma, toma o café da manhã, se despede dos pais e ao sair pela porta descobre que sua casa está flutuando no vácuo do espaço sideral.
Nesse exemplo, eu coloquei um início de dia totalmente normal, sem conflitos e sem dilemas, mas calculei o tempo que essa cena gasta até que o ponto de virada quebre totalmente o clima de normalidade tediosa com uma grande surpresa para o protagonista – e para o leitor também. Esse tipo de início de história é bem funcional e empolgante, mas é difícil de ser construída, exatamente por precisar desse calculo de timming – qualquer exagero estraga a cena e se for rápido demais tira o impacto da virada – e de uma virada realmente surpreendente para compensar o tédio anterior.
Existem ainda outras técnicas. Uma delas é colocar o conflito logo no início e levar o protagonista até ele no final do primeiro ato. Ou ainda colocar o conflito e o ponto de virada no início e apresentar os personagens já dentro dessa nova realidade. Isso é empolgante e enche a história de mistérios. Outras ainda menos convencionais são utilizadas por grandes mestres e é preciso habilidade. Leia suas HQs favoritas, assista filmes e seriados (episodios de series são ótimos estudos para composição de cenas e atos) e descubra quais são as formas que os autores utilizam para criar uma cena inicial de apresentação e como eles inserem a primeira virada de ato. Você vai se surpreender com as opções disponíveis.
E lembre-se: um bom início pode fazer toda a diferença para sua história e para os leitores.
Henry
Jan 04, 2010 @ 22:41:16
O Fulano virou o Hulk! HAHAHAHAH
Mas foi um exemplo claro, angel. Vamo se a galera consegue assimilar e usar na prática ne?
comicslivres
Jan 05, 2010 @ 00:56:43
Não é o Hulk. Perceba a diferença na concepção de personagem. A ESSENCIA! A ESSENCIAAA!!!
(desculpa esfarrapada com pseudo-sofisma)
henry
Jan 06, 2010 @ 19:12:06
É claro que não é o Hulk, mas parece… hehehe
Yokuo
Fev 06, 2010 @ 23:38:01
Poxa, interessante esse Fúria, hein! Por que não escreve um livro/HQ/roteiro/etc. sobre ele? Hehehe.
Bom post! Bela lição! Eu mesmo tinha (ainda tenho, um pouco) essa mania de enrolar as coisas e só chegar a um conflito e ponto de virada beeeeem depois.
Bem, queria dizer que já tinha lido todos os posts do seu blog, mas só agora resolvi postar!
Continue com o assunto “concepção de história e personagens” que é interessantíssimo (e muito útil pra mim que escrevo minhas tentativas de livro, hehe)!
Abismo Infinito
Fev 07, 2010 @ 03:12:45
Valeu! Comentários são sempre bem-vindos para tirar a poeira de vez em quando :)
E não se preocupe, sempre tem mais o que dizer sobre o assunto.
E o Fúria eu deixo para quem quiser aproveitar a idéia. Já tenho projetos demais para trabalhar ^^’
joao
Out 12, 2010 @ 11:20:24
muito legal, com certeza vai me ajudar!! adorei!
Abismo Infinito
Out 16, 2010 @ 13:27:31
Valeu, cara. Depois conta o resultado prá gente.
jessica laiane
Jan 20, 2011 @ 17:44:30
esse texto vai me ajudar a me desevolver muito vlw.d+
Abismo Infinito
Jan 20, 2011 @ 19:59:08
Disponha ^^
Teteu Belkil
Jan 23, 2011 @ 15:36:08
Nossa, estava precisando muito dessas dicas.
Muitas das minhas duvidas sanaram !
Vou começar a escrever agora ^^
Abismo Infinito
Jan 23, 2011 @ 21:00:17
Opa, legal que tenha sido útil. Disponha.
Alison
Jun 18, 2011 @ 20:05:54
Cara muito bom o seu post e com certeza vai me ajudar muito pois ja estava começando de maneira tediosa
vlw
Abismo Infinito
Jun 20, 2011 @ 13:01:22
Que bom que foi util pra alguem \o/
Valeu pelo comentario.
André Lauto Almeida
Jul 21, 2011 @ 03:54:19
Nossa me ajudou bastante, esclareceu algumas duvidas também, to sempre aprendendo com seus ensinamentos, obrigado \o/
Abismo Infinito
Jul 22, 2011 @ 01:38:40
Opa, ainda preciso continuar falando desse tema.
Lukas Kampos
Ago 30, 2011 @ 12:07:09
Muuito bom esse post me ajudou muito, eu ja tinha terminado o primeiro capitulo quando vi, mas agora que vi, vou fazer o ponto de virada ainda no primeiro…. VALEEU!
Abismo Infinito
Set 03, 2011 @ 22:54:30
Que bom que ajudou ao menos uma alma xD
Vlw, espero que curta outros posts tb.
Danielle
Dez 19, 2011 @ 21:38:50
Estava procurando e achei a minha barreira da chatiçe explícita. Fiz cinco paginas de começo só falando do meu lugar em espaço em uma história. Tinha feito duas verções de como começar, reescrevi centena de vezes estou desde 2008 criando essa hirtória não terminada. estou passando de terçeira pessoa para primeira pegando um poto e aumentando. Só queria que não ficasse o resto em só um personagem e sim em 4. se cada história ter começo não agradara o resto. Penço que começar do ponto de paradada de uma passando para outro personagem como se aquele ficasse incosnciente. Ou de um fato ocorrido bem emocionante. gostei muito do post. Me ajudou muito obrigada.
DJ
Abismo Infinito
Dez 22, 2011 @ 12:17:49
Oi Danielle, que bom que ajudou. Se quiser conferir minhas outras dicas sobre criação, fiz um site só para isso: http://www.quadrinize.com
Lá tem um material muito mais completo, acho que lhe será útil :)
Boa sorte com sua história.
andreiferson
Mar 27, 2012 @ 20:05:41
cara eu sempre fico com dor de cabeça na hora de cria o primeiro capitulo e vc me ajudo aonde eu precisava valeu!! continue assim !!
Abismo Infinito
Mar 30, 2012 @ 03:03:44
É sempre bom saber que ajudei em algo. Qualquer coisa que precise saber sobre o assunto, procura em http://www.quadrinize.com, é onde estou postando a respeito.
Diego Cezar
Abr 07, 2012 @ 08:04:44
Estou indo agora, conhecer seu site, gostei muito do texto e das explicações; criei a base que será a minha história, mas tenho alguns problemas ao saber, se inicio ela de uma trama no meio ( ainda não estabelecida ), ou desde á infância e vida da personagem até o momento de virada, contada como memória.
Abismo Infinito
Abr 09, 2012 @ 18:43:44
Tudo isso depende do que você tem para dizer com sua história. Contar desde a infancia obviamente demanda muito mais enredo e tempo da sua narrativa. Sua história ficará mais longa e será preciso mais coisas relevantes a dizer para seu público. Historias que cumprem bem esse papel tem mais facilidade de atingir o sucesso, pois o público gosta de acompanhar o desenvolvimento de um personagem de um “Noob” para alguém experiente.
Rodrigo Júnior
Maio 20, 2012 @ 14:24:36
Muito Obrigado!, suas informações com certeza me ajudaram muito..Eu estou pensando em escrever uma história e, infelizmente estava aflito, pois não sabia como começar a apresentar os dilemas e conflitos corretamente. Lhe agradeço, me ajudou muito!! Vou começar agora!
Abismo Infinito
Maio 20, 2012 @ 22:53:06
Sempre às ordens. Se quiser, acompanhe mais textos sobre o mesmo assunto em meu outro site, dedicado a isto: http://www.quadrinize.com
Bruno Mickely Santos
Set 15, 2012 @ 14:09:56
Ola!
Primeiramente queria agradecer pelo post. Jah tenho a base da minha história, ainda estou um pouco enrolado com ela, mas estou avançando aos poucos.
Nunca tive vontade de escrever uma história, mas através de um sonho passei a ter interesse. Sempre que vou começar a escrever leio o post antes … Jah o li umas 8 vezes.
Assim que eu estiver convencido que o primeiro capitulo esteja bom postarei um trechinho dele.
Muito Obrigado pela ajuda!
Leticia
Fev 18, 2013 @ 16:06:45
Nossa muito boas as dicas, me deixou cheia de expectativas e ideias.
geovana
Mar 18, 2013 @ 08:11:34
estava em duvida agora n estou mas poso faze minha historia bgd
Gustavinhodoskrl
Set 02, 2018 @ 15:04:35
eu só queria saber como começar uma boa historia…tipo:era uma vez…em um belo dia…
coisas assim
alguem pfv me ajudem