Baixar hq online-desespero!

Como leitor e crítico, leio muitos zines gratuítos por aí e muitos deles cometem a gafe de disponibilizar sua HQ apenas em arquivo zipado para download em drive virtual. Vou dar agora 11 motivos para você dar preferência à leitura on-line ao seu zine gratuíto.

1- Você é um autor totalmente desconhecido e sua obra ainda mais. Ninguém sabe se valerá a pena ler, e isso será decidido pelo leitor nas primeiras cinco ou dez páginas. Sim, há grande possibilidade que ele nem leia todo o primeiro capítolo. Baixar tudo de uma vez normalmente acaba sendo uma perda de tempo, porque raramente encontramos algo que realmente valha a pena ler, e muito menos valha manter guardado no PC.

2- Internet e web 2.0 é algo que deve ser dinâmico e instantâneo. Aqueles cinco minutos que se leva pra fazer um download fazem toda a diferença. Aqueles cinco cliques a mais que precisamos fazer para um download fazem MUITA diferença. Entenda que os leitores da internet, na maioria, são acostumados a fazer duas, três, cinco coisas ao mesmo tempo no computador, e tudo deve ser rápido e eficaz. Caso contrário, perde-se o interesse facilmente. Na era do twitter, nada melhor do que simplesmente clicar em botões “clique aqui para ler” e a HQ abrir instantaneamente.

3- Quando se é desconhecido, entenda que é um privilégio ser lido, e não algo natural, como é para caras como Alan Moore ou Katsuhiro Otomo. Então, facilite para o seu leitor ao máximo. Quanto mais rápido ele olhar a capa e avançar as páginas, melhor.

4- Faça um site para seu zine/hq independente. É de graça. Dá trabalho, mas quanto mais trabalho você tiver, melhor para o LEITOR! É assim mesmo que funciona. Você se lasca durante dias, semanas, meses, para que o leitor tenha seus 10 minutos de entretenimento, sem interrupções causadas pela má estratégia do autor.

5- Coloque no site as páginas todas em uma galeria, em miniatura. Ao clicar em uma delas, o leitor deve ter os botões com opção de avançar nas páginas seguintes e voltar na anterior. Use imagens com poucos kbites para que carreguem o mais rápido possível. Isso é a mão-na-roda para o leitor. Imadiato e instantâneo, como miojo. Lembre-se que possivelmente o leitor também está AO MESMO TEMPO ouvindo música, twittando, atualizando o orkut, upando vídeos no youtube e jogando WOW. É uma disputa de atenção.

6- Quando você faz um belo site ou blog, com sinopse e ilustrações da sua HQ, bem atraente, o leitor te leva mais a sério. O visual vai chamar a atenção e atiçar a curiosidade dele. O contrário também é verdadeiro. Quando você joga um link no orkut para download no 4shared, você está passando a impressão de que não leva a sério o trabalho e de que é muito preguiçoso para fazer um site para leitura online. Na internet, sua imagem pessoal também conta.

7- O leitor pode ser preguiçoso e não querer ficar clicando e baixando coisas. Você não tem direito ao “luxo” da preguiça.

8- O autor da internet independente não é apenas autor. Ele é autor, designer, developer, editor, seo, e publicitário de seu próprio projeto. Se não for, e não tiver ninguem que seja por ele, certamente irá fracassar.

9- Ter um site com leitura online amplia muito a possibilidade de divulgação e de visitas acidentais do que postar um link para download em redes sociais ou até postar no album do orkut. Pense nisso.

10- Web 2.0 significa interatividade. Quando o leitor lê no site online, ele tem a opção de comentar no site na mesma hora, ao inves de ter que procurar por você naquela lista enorme de amigos do orkut.

11- E por fim, profissionais, editores e tal normalmente vão levar mais a sério um site bem montado e um trabalho bem apresentado.

Se ainda assim você prefere usar apenas drives online que obrigam o download, lamento, mas provavelmente eu e muitos outros simplesmente não irão ler.

Para um bom exemplo de um site bem-sucedido no mundo dos fanzines de leitura online, visite o Mushi-Comics.

#faleimesmo

Twitte esta dica

Twitte-isto-quadrinho